terça-feira, 25 de outubro de 2011

A importância do brincar.

                     Para a criança brincar é tão importante e sério como trabalhar o é para o adulto.Ou mais até, porque dificilmente  encontramos um adulto tão dedicado  ao seu trabalho como a criança o é em sua brincadeira. A diferença que existe entre estas duas atividades é que o resultado do trabalho do adulto geralmente se mostra em transformaçãoes internas, tanto na organização corpórea, como no âmbito anímico. Ao brincar a criança vai adquirindo experiências e vivências com as quais vai aprendendo a se situar e se comportar humanamente em seu meio ambiente. Se o adulto tenta levar estas experiências à consciência da criança, formulando com ela leis básicas da física, ele estraga a brincadeira, afastando a criança da ação e do movimento e separando-a do mundo ao qual ela ainda está totalmente unida. A criança pequena é inteiramente força de vontade. Ela só quer agir e brincar.Nunca para quieta.
                                                                                  
                          Se o adulto apóia essa força de vontade, dando espaço para a criança brincar sadiamente, quando se tornar adulta também terá vontade de agir e transformar o mundo. Hoje em dia, muitas vezes só se pensa em educação do pensar lógico. Mas o homem não é feito só de cabeça, ele também tem coração e membros. Ele não só pensa, como também sente e age. E, principalmente, antes dos sete anos, podemos fortalecer a vontade de agir. (...)
                                                                                   
                         O brincar para a criança oferece ainda a oportunidade dela desenvolver a fantasia e a imaginação, importantes precursores do pensar racional. (Criança Querida - Associação Comunitária Monte Azul)
                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário