quarta-feira, 9 de novembro de 2011

No âmbito científico tem-se redescoberto a importância e o sentido do ritmo para... o ser humano. Não só crianças do primeiro setênio (0 a 7 anos) necessitam de horários regulares para alimentação e sono, pois é sabido que o crescente número de doenças relacionadas ao stress advém da falta de uma rotina saudável. Por isso, se faz necessário religar crianças e jovens à percepção e observação dos processos rítmicos da natureza, intensificando, por exemplo, a vivência das estações do ano nas mais diversas situações.

O processo de aprendizagem respeita e fomenta um ritmo adequado.

A Pedagogia Waldorf considera fundamental a alternância sadia e equilibrada entre concentração e expansão, entre atividade intelectual e prática, entre esforço e descanso, entre recordação e esquecimento. Com este entendimento, são planejadas cuidadosamente, tanto a prática educativa anual, mensal, semanal e diária, como também cada uma das horas de aula, a fim de conseguir o ritmo adequado às fases de compreensão, assimilação e produção da aprendizagem.

Na proposta pedagógica Waldorf, a atividade rítmica com os alunos está a serviço do desenvolvimento da coordenação viso-áudio-motora da criança. Como todas as demais atividades, esta “parte rítmica” está intimamente vinculada ao tema central trabalhado em sala. Assim, por exemplo, numa época de língua portuguesa, tal atividade se centrará na exercitação lingüística, recitação, pratica musical (canto, execução de instrumentos, esquemas rítmicos, etc.). Numa época de matemática, a ênfase será colocada em seqüências rítmicas relacionadas com cálculos, cálculos mentais, progressões numérico-matemáticas, etc.
Fonte: Escola Micael

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